CASAS DE BOMBAS

O dimensionamento de Casas de Bombas deve levar em conta os estudos hidrológicos das chuvas, considerando sua intensidade e Período de Retorno (estudo estatístico), as condições da bacia de contribuição e os elementos físicos do terreno e o estudo estatístico dos níveis dágua no rio ou arroio que provoca a inudação. Os estudos hidráulicos definen as dimensões da da própria casa.


A seguir alguns estudos efetuados:


* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações da cidade de São Borja/RS.
* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações da cidade de Itaqui/RS.
* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações da cidade de Uruguaiana/RS.
* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações da cidade de Alegrete/RS.
* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações dos polderes do baixo Vale do Rio Camaquã/RS.
* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações da cidade de São Leopoldo/RS.
* Estudos das Casas de Bombas do sistema de saneamento dos polderes de proteção contra inundações da cidade de Novo Hamburgo/RS.

Localização de uma Casa de Bombas

Esta Casa de Bombas, localizada ao lado da parte central (á direita na foto) da cidade de São Leopoldo, onde até a época éra um banhado. Este local foi escolhido por dominar uma área bastante significatíva dentro da área protegida total. Na margem esquerda do Rio dos Sinos, foram distribuídas 3 casas de bombas, as quais drenam toda a área protegida nesta margem.

     Powered by CIS Manager - Construtiva