A cidade de Itaqui, localizada na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, esta a margem do Rio Uruguai que constantemente inunda sua parte sul, devido ao grande volume de precipitação.
Ultimamente tem se notado que houve um acréscimo no nível do rio, talvez, causado pelo represamento das águas á jusante, nas barragens existente em território Argentino e Uruguaio.
Para evitar a inundação da área habitável da cidade, cujos danos causados são significativos, propos-se a execução de um dique em terra que circundaria a cidade.
Uma primeira alternativa previa o dique partindo da rua Frei Caneca em direção leste, passando pela primeira rua atraz da Receita Federal e do Cais, terminando junto a Cochilha dos Loucos.
O dique junto a Avenida Independência teria uma altura de 12 metros aproximadamente, e o volume total do dique éra estimado em 3.000.000 de metros cúbicos.
No mínimo duas casas de bombas seriam necessárias, uma junto ao córrego que passa na ponte sêca e outra para os lados do Umbú.
Estima-se hoje o custo das obras em R$ 60.000.000,00, ou US$ 20,000,000.00.
A foto acima indica a posição do dique junto ao Cais e a Receita Federal, é uma foto adquirida em 1958 e feita pelo Sr. Carlan, fotografo que muito se dedicou ao Itaqui.
|